O que não fazer no processo de desligamento

Neste atual momento estamos vendo relatos de diversas práticas que não condizem com um processo de desligamento responsável. Então, estamos aqui para dar algumas #dicas de como conduzir melhor situações de desligamento.

Com certeza não é um momento confortável para nenhum líder e nem sempre estamos preparados para conduzi-los. Então aí vai algumas dicas:

1 – Uma grande surpresa!

O desligamento nunca pode ser uma grande surpresa para os colaboradores, é importante ser transparente com a equipe relatando o cenário econômico, as situações de dificuldade da empresa e possíveis ações que serão tomadas.

2 – Ser tendencioso na escolha do profissional a ser desligado

Tenha sempre critérios imparciais para conduzir o desligamento, a decisão de demitir ou não demitir alguém do seu time não pode ser tomada por critérios de proximidade, amizade ou divergências de opinião. Reúna fatos e dados que justifiquem o desligamento de maneira profissional.

3 – Demitir por mensagem de texto (E-mail ou WhatsApp)

Estamos num momento no qual os encontros nem sempre podem ser presenciais, mas, caso não possa conduzir pessoalmente, uma vídeo chamada é uma maneira muito mais empática de comunicar do que simplesmente por texto. Nessas horas é importante pensarmos, “qual a maneira que eu gostaria de ser demitido?!” Não é confortável para ninguém, mas o processo de demissão pode ser menos impactante, e transmitir respeito é a melhor forma de cuidar da sua marca empregadora.

4 – Mentir sobre o tema da reunião para efetuar o desligamento

Essa pratica é mais comum do que imaginamos! Conhecemos um profissional que foi convocado para uma reunião na segunda-feira e lhe foi solicitado para apresentar um novo projeto. Ele trabalhou o final de semana inteiro, fez uma apresentação linda, estava muito entusiasmado. Após a chegada na empresa, com a apresentação em tela, o RH entrou na sala junto com o gestor e ali lhe foi informado que não precisaria mais apresentar porque estava sendo desligado. É, sem dúvida, muito desagradável passar por isso! O profissional se sente enganado e desrespeitado. Não minta, convoque para uma reunião e diga que o tema será discutido no dia. O simples é melhor nessas horas.

5 – Contar muita história antes de comunicar o desligamento

Seja breve e pontual, não se justifique em demasia. Traga a notícia do porquê desta decisão e agradeça ao profissional por sua trajetória na empresa. Isso não deve demorar mais do que 15 a 20 minutos.

Nós já vimos desligamentos que duraram 3 horas! O resultado sempre é péssimo e ambas as partes saem desgastadas.

6 – Improvisar

Planejamento é fundamental nessas horas. Organizar o discurso, pensar nas hipóteses do que pode sair do controle. Repassar passo a passo todas as etapas.

7 – Não comunicar a equipe que permanece na empresa.

Sempre comunique seus colaborares sobre os profissionais desligados, a comunicação oficial é muito melhor que a famosa “rádio corredor”.

Uma vez fui contratada para apoiar no desligamento da melhor amiga da esposa de um CEO, ele precisou desligá-la e realmente não sabia como fazer isso. Treinamos o discurso, planejamos o dia do desligamento e após o comunicado já estávamos ali para acolher a profissional.

Se você não se sente preparado, conte com apoio especializado, os resultados são muito melhores!

Agora conta pra gente, você já passou por este tipo de situação?

Leandra Cortelleti

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.

RH
Outplacement