Rotatividade e o Bem-Estar dos Colaboradores

A LeWarPro tem como princípio de que o capital humano é o alicerce de todas as organizações. Reconhecemos que uma baixa taxa de rotatividade e um alto nível de satisfação dos colaboradores são indicativos de uma cultura organizacional forte e eficaz. Com esse entendimento, nos dedicamos a aprofundar nosso conhecimento sobre as dinâmicas de suporte organizacional e social, visando sempre aprimorar a qualidade do ambiente de trabalho observada em nossos clientes.

Antecedentes da rotatividade de colaboradores têm representado uma área chave de pesquisa na literatura de Gestão de Recursos Humanos. Pesquisadores têm focado significativa atenção no conceito de percepção de suporte organizacional como um preditor crítico das intenções de rotatividade. Percepção de suporte organizacional pode ser definida como o grau ao qual indivíduos percebem que seu bem-estar é valorizado por fontes do local de trabalho, como gestores e a organização mais ampla na qual estão inseridos, e a percepção de que essas fontes fornecem ajuda para apoiar seu bem-estar. O conteúdo do suporte pode incluir informação, avaliação, assistência com tarefas ou suporte emocional.

A relação com um gestor é considerada um dos principais elementos do ambiente de trabalho do colaborador. Quando colaboradores percebem seu gestor como apoio e preocupado com seu bem-estar, eles se sentem ligados à organização e frequentemente se sentem obrigados a retribuir o favor ao seu gestor, permanecendo leais à organização. Quando colaboradores percebem a ausência de suporte (ex. feedback) no local de trabalho, eles não serão capazes de fazer investimentos para ganhos de recursos, enquanto aqueles que receberam feedback positivo sobre seu desempenho são mais propensos a procurar oportunidades para desenvolver suas habilidades e implementar planos de ação.

Como gestores são agentes de uma organização, eles têm a responsabilidade de dirigir e avaliar o desempenho dos subordinados. Assim, colaboradores veriam a orientação favorável ou desfavorável de seu gestor como indicativa do suporte da organização. Estudos da relação do suporte social com resultados relacionados ao trabalho sugerem que o suporte organizacional entre os colaboradores resulta na obrigação dos colaboradores de ajudar a organização a alcançar seus objetivos e aumentar o envolvimento no trabalho. Por exemplo, quando profissionais percebem seus gestores ou alta administração como apoiadores (isto é, mostrando preocupação com seus sentimentos e necessidades e fornecendo ajuda, informação e feedback construtivo ou oportunidades de aprendizado), eles se sentirão obrigados a retribuir mostrando uma atitude favorável na forma de altos níveis de engajamento no trabalho. Se os profissionais recebem forte suporte social de seus gestores e colegas de trabalho, eles mais provavelmente apoiarão suas decisões e terão uma relação mais forte com seu engajamento no trabalho do que em situações em que há baixos níveis de suporte social de seus gestores e colegas. Colegas apoiados e feedback de desempenho aumentam a probabilidade de ser bem-sucedido na realização dos objetivos profissionais.

Pesquisas empíricas mostram que profissionais têm mais probabilidade de deixar voluntariamente sua organização quando estão insatisfeitos com seus gestores e quando acreditam que seu gestor não é confiável. Por outro lado, gestores que criam uma relação de confiança e investem em resultados positivos para seus profissionais podem ajudar a promover um ambiente de trabalho positivo no qual os profissionais desenvolvem sentimentos de apego e lealdade à organização. Por exemplo, quando colaboradores percebem seu gestor como apoio e preocupado com seu bem-estar geral, eles se sentem ligados à organização e se sentem obrigados a retribuir um favor ao seu gestor permanecendo com a organização. Portanto, a qualidade do trabalho em equipe e o suporte dos colegas de trabalho também são fatores essenciais. Quando colaboradores observam um alto nível de suporte dos colegas, eles verão o local de trabalho como um ambiente acolhedor, onde têm amplas oportunidades de aprender com seus colegas e, consequentemente, estarão dispostos a retribuir permanecendo comprometidos com seus papéis.

Finalmente, a LeWarPro continua a investir em estratégias que fortaleçam a relação entre gestores e equipes, bem como o suporte mútuo entre colegas. Nossa visão é manter uma cultura de trabalho coesa, onde o suporte e o crescimento profissional caminham lado a lado com os objetivos da empresa. Através dessa abordagem, a LeWarPro não só aspira a ser um líder no mercado, mas também um exemplo de ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Referência: https://doi.org/10.1007/978-3-030-90955-0

Texto desenvolvido por Fabio Guerra, Diretor Executivo (Founder and CTO).

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