O que é o RH 5.0 e como ele vem transformando o setor de Recursos Humanos

Não é nenhuma novidade que a tecnologia está cada vez mais presente e trazendo ainda mais transformações e agilidade. As empresas estão cada vez mais digitais, conectadas e usando softwares para organizar informações e melhorar processos. E claro, o setor de Recursos Humanos também sentiu a necessidade da implementação da tecnologia em seus processos que antes eram meramente burocráticos e técnicos.

Com tantas mudanças, exige-se que o RH se torne mais estratégico e benéfico na economia de tempo e recursos de seus profissionais. Dessa forma, surge um novo conceito, o RH 5.0, o termo refere-se à automação do setor e à implantação de tecnologias como a Inteligência Artificial.

No artigo de hoje, explicaremos um pouco mais sobre o conceito do RH 5.0, suas aplicações e como o mesmo vem impactando o setor. Continue a leitura para descobrir mais!

O que é o RH 5.0?

A expressão define uma nova era no setor de Recursos Humanos, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente devido ao surgimento de novos softwares como a IA. Processos que antes eram mais lentos, manuais e individuais acabam por se tornar automatizados, possibilitando que um grande número de informações possa ser analisado de forma rápida, inteligente e precisa.

Alguns dos processos que se aprimoram pela forte presença tecnológica no RH são: análise de dados com Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção, avaliação e treinamento de colaboradores, seleção de currículos e perfis, identificação de competências adequadas para determinadas funções, etc. No RH 5.0, a utilização de softwares como Big Data e IA elevam a probabilidade de atender os requisitos de um cargo.

Qual o impacto da tecnologia para o setor de Recursos Humanos?

Perante o mercado de trabalho se automatizando, surge a possibilidade do potencial humano se guiar para novas tarefas. Portanto, o RH 5.0 cria uma cultura digital onde os profissionais devem ser treinados com ferramentas digitais, exigindo certas habilidades para o aumento ainda maior da produtividade. Ou seja, os mesmos precisam tornar-se qualificados para conseguir trabalhar de forma colaborativa entre pessoas e máquinas. Os mesmos são conhecidos como profissionais multidisciplinares e possuem maior impacto na transformação digital.

Algumas das aplicações da tecnologia no RH

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito do RH 5.0 e já sabe o seu impacto no setor de Recursos Humanos, descubra algumas das aplicações de ferramentas digitais e softwares para a automação de processos abaixo!

Inteligência Artificial

Não podemos deixar de citar a IA, uma das tecnologias mais eficazes para o setor de RH. Algumas de suas possibilidades são a análise minuciosa de informações de candidatos, oferecendo vantagens na triagem, além da possibilidade de implementar também a avaliação e entrevista, diminuindo a duração de processos e auxiliando na contratação de profissionais eficazes e interessantes para as empresas.

É importante mencionar que a utilização desta tecnologia deve sempre priorizar as pessoas, ou seja, possuir uma abordagem centrada no ser humano (human-centered design) de forma ética e que considere os desejos e emoções dos mesmos.

Bancos de dados

Outro exemplo de facilidade para as rotinas no setor de RH são os bancos de dados, ferramentas que centralizam as informações em um único sistema, fato que acaba por melhorar o planejamento e a armazenagem de dados. Se antes as informações ficavam espalhadas em diversos locais, com os bancos de dados, todos os colaboradores de uma empresa podem ter acesso às informações no mesmo local.

Algumas das informações que podem ser armazenadas para o setor de RH em bancos de dados são: currículos, informações de candidatos e clientes, vagas, relatórios de projetos e prazos, testes de perfil, planos de desenvolvimento, pesquisas, diagnósticos e mais.

People Analytics

O People Analytics funciona como uma abordagem que coleta, organiza e diagnostica dados por meio de softwares que cruzam informações com várias fontes. Com este recurso, é possível tomar decisões mais assertivas na gestão, otimizar o desempenho de colaboradores, além de ajudar a aprimorar o processo de Recrutamento e Seleção, para atrair candidatos mais talentosos e assertivos para os processos.

É fundamental colocar os candidatos nos locais corretos para o desenvolvimento e crescimento!

Como se adaptar às mudanças?

A digitalização dos processos, sem dúvida, é um dos desafios impostos no RH 5.0, já que muitas vezes pode existir certa resistência por colaboradores, principalmente para profissionais que possuem mais tempo de carreira e já estão acostumados com processos burocráticos.

Porém, passar pela automatização e implementação da tecnologia é um processo muito importante e benéfico para a produtividade. Por isso, é necessário não se estagnar e buscar sempre estar em harmonia com o mercado de trabalho.

Algumas das formas de implementar tecnologia no RH são através de treinamentos e o estímulo de uso de plataformas e softwares.

Devemos sempre lembrar que na gestão de pessoas é de extrema importância colocar o colaborador como o centro, buscando compreender suas necessidades e expectativas dentro do processo seletivo e de desenvolvimento. Esta é uma questão que líderes e gestores devem constantemente priorizar, a fim de trazer mais resiliência, empatia e flexibilidade para o ambiente de trabalho.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o nosso blog para ler mais artigos como esse e ficar por dentro das novidades!

Por Eduarda Fiori | Social Media e Jornalista

RH
Inteligencia Artificial
Inovação
Recrutamento e Seleção