Niil Assessment: Como a análise de perfil comportamental se torna eficaz para gestores e colaboradores

Todos sabemos que a liderança é repleta de desafios, principalmente na questão de gestão de pessoas. Muitas vezes são encontradas dificuldades como: processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento de equipe, mudanças na gestão, tomada de decisão, entendimento de erros e melhorias, dentre muitas outras.

Investir na análise comportamental agrega benefícios para gestores, equipes e para os próprios colaboradores. Isso porque, para que uma organização seja inovadora e competitiva no mercado, é preciso apostar na diversidade, unindo profissionais com experiências e perfis diferentes.

É por isso que investir na análise comportamental traz inúmeros benefícios e resoluções de problemas para gestores, assim como também é de extrema importância para profissionais. Isso acontece porque, diante de um mercado cada vez mais competitivo, manter-se à frente da concorrência se torna um desafio quando as organizações não adaptam novas abordagens e estratégias de gerenciamento de equipe.

A Niil Assessment atende todos esses requisitos, já que possibilita descrever de forma detalhada, clara e transparente todas as características comportamentais dos profissionais, proporcionando informações relevantes para lideranças atuarem na gestão de times de maneira assertiva.

Neste artigo, você irá descobrir um pouco mais sobre a Niil Assessment, sua abordagem (o Big Five), vantagens para líderes e colaboradores e importância das competências comportamentais na vida profissional e pessoal. Continue a leitura!

O que é a Niil Assessment?

A Niil Assessment é uma análise de perfil comportamental, que possui o objetivo de analisar e identificar fatores comportamentais de cada profissional, utilizando a teoria do Big Five.

É uma ferramenta online, com duração de aproximadamente 20 minutos. Seus resultados possibilitam entender as necessidades de desenvolvimento de equipe, performance de colaboradores, assim como o entendimento de pontos de melhoria em cada um deles. Com a Niil, é possível ter assertividade na tomada de decisão para questões como recrutamento de novos funcionários ou promoção de colaboradores.

Seus fatores são descritos como: Realização, Socialização, Abertura às Experiências, Extroversão e Controle Emocional. Além disso, um dos grandes diferenciais está no fator "Controle Emocional", já que o mesmo possui inúmeros reflexos no ambiente corporativo. Dessa forma, é possível indicar índices como ansiedade, dificuldades com frustrações, hostilidade e até mesmo vulnerabilidade.

Big Five: A Teoria dos Cinco Grandes Fatores

"Teoria do Big Five Model", um modelo aceito na Psicologia da Personalidade e utilizado desde a década de 1930, descreve os cinco traços de personalidade principais, que ajudam a explicar as diferenças entre as pessoas.

A teoria do Big Five, que também é conhecida como Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade, foi desenvolvida por pesquisadores da Psicologia que identificaram e validaram os cinco traços fundamentais de personalidade. A mesma é extremamente utilizada como base em diversas pesquisas em campos do setor como a Pesquisa Social, por exemplo.

Os cinco traços de personalidade são: Extroversão, Neuroticismo, Conscienciosidade, Abertura para experiências e Amabilidade. Os mesmos influenciam na forma de pensar, sentir e se comportar diante de situações rotineiras no dia a dia. Na Psicologia, a teoria é utilizada para medir a personalidade de indivíduos diante de diferentes contextos.

O que são Competências Comportamentais e como elas influenciam na vida pessoal e profissional

As Competências Comportamentais são um conjunto de habilidades que auxiliam no desempenho e relacionamento interpessoal de indivíduos. As mesmas podem ser mensuradas através de padrões estabelecidos através do comportamento e interação em diferentes situações. Afinal, são essas competências que fundamentam o comportamento das pessoas.

Diante disso, no ambiente profissional, um maior conhecimento das Competências Comportamentais acaba impactando a performance, assim como também contribui no desenvolvimento de relações profissionais com gestores e colaboradores. Além disso, suas vantagens também transcendem para a vida pessoal, já que esse autoconhecimento é extremamente importante para entender comportamentos, emoções e atitudes próprias da personalidade, sendo possível projetar de maneira mais assertiva projetos e planos para o futuro.

As vantagens para colaboradores e gestores

Para colaboradores, a Niil Assessment possibilita trazer uma maior consciência de expectativas dentro da empresa, assim como também uma oportunidade de crescimento profissional com a melhoria dos pontos de desenvolvimento e exaltação de pontos de destaque. A mesma é uma forma de autoconhecimento e traz assertividade nas relações profissionais e pessoais.

Já para os gestores, a ferramenta consegue desenvolver claramente o desempenho, habilidades, competências de destaques, pontos de melhoria e estado emocional dos colaboradores. Além de oferecer a possibilidade de planejamento a curto ou longo prazo para metas e objetivos. Ou seja, questões de extrema importância em uma liderança assertiva.

Além disso, no processo de Recrutamento e Seleção, é possível evitar que candidatos não sejam avaliados por suas reais competências para mapear as reais habilidades do profissional para a vaga.

Com a Niil Assessment, você possui o autoconhecimento necessário para desenvolver suas competências, assim como direcionar o rumo de sua carreira!

Se interessou em nosso produto? Entre em contato conosco e peça um orçamento.

Por Eduarda Fiori | Social Media e Jornalista

Liderança
Gestão
RH
Mercado de Trabalho
Dicas
Entrevista de Emprego
Gestão de Equipes
Recolocação
Vídeo Currículo