Como o ChatGPT está transformando a forma como trabalhamos?
Sem dúvidas, o começo de 2023 foi marcado pelo ChatGPT, o assunto que foi capaz de dominar inúmeros portais de notícias, postagens na Internet e rodas de conversa. Para se ter uma ideia, a tecnologia chegou a atingir 1 milhão de usuários em apenas 5 dias, segundo dados do Statista.
O mesmo foi desenvolvido pela empresa de tecnologia, OpenAI, fundada por empresários, que incluem Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever, John Schulman e Wojciech Zaremba. O ChatGPT é um sistema de Inteligência Artificial, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), capaz de interagir com humanos em uma linguagem natural e tem sido extremamente utilizado em várias aplicações.
Porém, com a popularização do uso de IAs e outros serviços automatizados (um fato comum no surgimento de novas tecnologias), muitas questões estão sendo levantadas, principalmente no que se refere ao impacto no futuro e no mercado de trabalho.
Mas será que o ChatGPT será capaz de substituir profissionais? Ou do ponto de vista ético, o mesmo poderá ser regulamentado?
Neste artigo, você irá descobrir como este sistema funciona, seus impactos no mercado de trabalho e ainda como utilizá-lo para aprimorar sua rotina de trabalho Continue a leitura!
Como o ChatGPT funciona?
Na prática, o sistema funciona como um assistente virtual (chatbot), e foi criado a partir de milhões de dados textuais retirados em sua maioria da Internet, sendo capaz de gerar textos em questão de segundos.
Ao realizar uma pergunta ou declaração em sua interface, o ChatGpt processa suas informações e utiliza sua base de dados para gerar uma resposta. Mas, o que realmente chama a atenção, é a experiência próxima de uma conversação humana, embora muito mais polida. Segundo o SEO.ai, o sistema está disponível em quase 100 línguas, incluindo Português do Brasil, mas acaba possuindo sua melhor performance em Inglês.
Os impactos no mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em constante evolução, e acontece de forma ainda mais intensa e rápida com o surgimento de novas tecnologias. Ou seja, toda vez que surge uma nova ferramenta como o ChatGPT, todas as esferas também se transformam, provocando novos comportamentos nas pessoas e no mercado como um todo.
Embora o ChatGPT possa ser extremamente útil na automatização de tarefas, por exemplo, o mesmo ainda não é capaz de substituir as chamadas “soft skills”, que são as habilidades humanas capazes de entender as necessidades e emoções de outras pessoas, como a empatia.
Até o momento, não existe nenhuma tecnologia capaz de possuir tais habilidades e que consigam se relacionar com outros seres humanos. Por isso, as empresas ainda devem valorizar muito esse diferencial que nenhuma máquina é capaz de executar.
Ainda mais que, tais tecnologias ainda estão em processo de desenvolvimento, fato que contribui para instabilidades e erros a serem trabalhados. Por isso, ao utilizar a ferramenta, é importante também checar a procedência da informação em outras fontes de pesquisa confiáveis.
Como utilizar o ChatGPT a favor da minha profissão?
Agora que você já sabe que pelo menos em um futuro próximo, o ChatGPT não é capaz de substituir o trabalho humano. Então, porque não utilizá-lo a favor da sua profissão?!
Abaixo separamos algumas dicas de utilização do sistema de acordo com diferentes funções, confira.
Atendimento: Áreas como o varejo, por exemplo, podem utilizar do chatbot para automatizar o processo de atendimento ao cliente através da formulação de respostas de perguntas frequentes ou informações de produtos;
Suporte técnico: Pode ser utilizado para diagnosticar problemas em equipamentos ou instruções de instalação, por exemplo;
Pesquisa: Áreas como o Marketing, também podem utilizar do sistema para procurar informações fornecidas pelo banco de dados;
Assistente pessoal: Todos os profissionais, independente da área, podem utilizar do mesmo para uma assistência pessoal através do agendamento de reuniões, organização de agenda, entre outras tarefas.
Mas lembre-se: sempre cheque as informações fornecidas pelo mesmo, afinal, nem todas as informações fornecidas podem ser totalmente congruentes.
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Por Eduarda Fiori | Social Media e Jornalista