Caso de Sucesso

Case Indústria de Alimentos: 2 finalistas de alta aderência

Introdução

De acordo com dados do IBGE, a indústria de alimentos do Paraná registrou um crescimento de 8,9% em 2019. Este momento não foi diferente para nosso cliente, que atua no setor há mais de 30 anos. Com uma indústria no interior do Paraná, passou por um processo de reestruturação muito forte nos últimos anos.

Problema

Durante três meses, a empresa buscou um gerente comercial para atuar com seus produtos. Foram entrevistadas dezenas de pessoas no mercado, mas não conseguiram encontrar quem encaixasse na vaga, a qual exigia conhecimentos detalhados do portfólio de produtos da indústria.

Diagnóstico

Era uma posição bem complexa. O profissional precisava de mobilidade para mudar de região – onde a indústria não tem essa mão de obra tão específica. O tempo foi passando e o processo foi ficando mais complicado. Todas as etapas de vendas estavam paradas e a equipe sem gestão. Havia uma consultoria externa para reestruturar o negócio – tanto na área de marketing, P&D, branding… Portanto, esse gerente comercial já tinha que estar contratado para iniciar o trabalho e participar de todo esse processo. Uma pessoa bem estratégica para a construção deste novo momento da empresa.

Desafio

Encontrar rapidamente uma pessoa que pudesse iniciar de maneira imediata, com disponibilidade para residir no interior do Paraná, com vasto conhecimento na Gestão Comercial na área de Alimentos. O cliente estava com um projeto interno, no qual a entrada do profissional após o inicio seria um impacto muito negativo. Então nosso desafio foi contratar um Gestor Sênior na área comercial em apenas 1 semana.

Açōes Desenvolvidas

A posição foi aberta na segunda-feira. Foi realizado o alinhamento do perfil profissional com o diretor. Todas as tratativas foram feitas online e em caráter de urgência com o CEO e Diretoria. A segunda etapa foi o processo de hunting bem específico dentro do segmento. Tudo envolvendo nossa expertise técnica e  tecnologia com nosso robô e automotização dos processos. As entrevistas foram online e o deslocamento não foi necessário num primeiro momento, somente após a validação do perfil. Além disso, foi realizada entrevista por competência e alinhamento do perfil comportamental.

Resultados

Em uma semana já tínhamos três finalistas para a entrevista final com o cliente. O CEO gostou tanto de dois deles que, inclusive, até queria contratar os dois. O profissional selecionado foi contratado e já participou da finalização do processo de reestruturação da marca. Assim, contribuiu muito com toda a estratégia de mudança no marketing da empresa, agregando bastante em números, em vendas, em gestão do negócio, que atualmente já está em outro patamar.

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Case Família: a arquitetura da mudança

Introdução

O mercado de arquitetura e urbanismo de Santa Catarina vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados do CAU do Brasil (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), em 2019, SC foi o terceiro maior Estado em número de atividades, representando um incremento de 7% na economia do setor. São mais profissionais, mais projetos certificados e um cenário de melhorias também na gestão de equipes.

Problema

Contratação de um coordenador de projetos para fazer a gestão da equipe comercial de um sólido escritório de arquitetura e gerenciamento de Santa Catarina.

Diagnóstico

Foi definido um escopo de projeto junto a diretoria da empresa. Durante o mapeamento de mercado foi identificado que, o perfil em que a empresa possuía a expectativa de contratar tinha uma faixa salarial maior do que a ofertada pelo mercado.

Desafio

Encontrar um profissional com a remuneração que se adequasse ao orçamento do cliente. O segmento de arquitetura funciona muito baseado em networking, portanto encontrar profissionais fora do circuito já pré-estabelecido torna-se um desafio.

Ações Desenvolvidas

Após o mapeamento de mercado, foram identificados profissionais dentro da faixa de remuneração oferecida pela empresa e encontrado um profissional com os requisitos (experiência e comportamentos) que a empresa buscava. Foram apresentados todos os perfis como uma forma de mostrar ao cliente que os profissionais dentro da faixa de remuneração ofertada não apresentavam a experiência em gestão e liderança com a consistência exigida pelo cliente.

Ao entender o momento do profissional que estava dentro do perfil, foi percebido que ele buscava uma transição de carreira por motivo pessoal, e que isso poderia contribuir para que flexibilizasse a remuneração. Desta forma, a sugestão foi que o cliente conhecesse o profissional e realizassem uma conversa presencial.  

Resultados

A demanda foi atendida com sucesso, pois mesmo com a expectativa de remuneração estando fora do que ambos almejavam, o resultado da conversa foi um contrato de consultoria por tempo determinado. No projeto, as duas expectativas foram atendidas, a do cliente que contratou um profissional com as habilidades que buscava dentro do que havia previsto no orçamento, e a do profissional que pôde ficar perto de sua família e fazendo menos viagens a trabalho.

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