Quando achar o candidato não é resolver o problema do cliente

No case de hoje, vamos contar para vocês uma situação diferente que aconteceu em um dos projetos da Recrutamento e Seleção aqui na LE WAR PRO – Talent Way.

O cliente relatou a necessidade de contratação de um Coordenador de Projetos para fazer a gestão da equipe comercial, e assim fomos em busca do candidato ideal. Durante o processo, identificamos que dentro da faixa salarial e requisitos do cliente não havia profissionais aderentes, especialmente no quesito remuneração, a dos profissionais encontrados estava acima do que o oferecido. Outro ponto era a localização, a empresa estava em uma região de litoral mais turística e com poucos profissionais com a qualificação que estávamos buscando.

Depois de uma busca incessante, encontramos uma pessoa com o perfil ideal, o cliente ficou encantando com o candidato, porém a remuneração estava acima do teto máximo planejado. Este candidato estava em um momento de transição de carreira e queria ficar mais próximo da família.

Diante deste cenário, surgiu o problema: como o empregador poderia ter este profissional se a remuneração estava maior do que o planejado?

Reunimos a equipe e surgiu a solução: organizamos uma conversa entre o cliente e o candidato, para se conhecerem, mesmo com a expectativa de remuneração estando fora do que os dois queriam. O resultado foi muito satisfatório, saíram da conversa com um contrato de consultoria fechado pelo período de seis meses.

Com isso, atendemos a demanda do cliente, pois esta pessoa possuía bastante experiência e muito conhecimento sobre o mercado. Por outro lado, atendemos a necessidade do candidato, que encontrou uma oportunidade interessante e na sua área para poder ficar mais perto da família, sem tantas viagens como na empresa anterior.

Alguns detalhes deste case, que não podem ficar de fora, como a pretensão salarial do profissional, que era o dobro do que o cliente estava oferecendo, mas sabe quando o match entre a cultura da empresa e o perfil do profissional é perfeito? Pois bem, foi exatamente isso que identificamos durante o processo.

Quando encontramos profissionais que são diferenciados, optamos por conversar com o cliente e apresentá-los. Mesmo que não seja um projeto imediato, com certeza a network será formada e parcerias futuras podem ficar no radar.

Outro ponto importante nesse projeto foi o fato de termos feito com o candidato uma conversa profunda, ainda no primeiro contato por telefone, para de fato entender o momento dele e o que o levava a avaliar um novo desafio. Nesse momento vimos que os motivos do candidato poderiam contribuir para que um consenso fosse construído, se ele e nosso cliente tivessem a oportunidade de conversar.

Neste case, saímos do padrão, o comum seria continuar insistindo em achar o candidato dentro da remuneração esperada pelo cliente, porém, focamos na solução e não no problema, um dos clichês mais valiosos nos dias de hoje.

Até mais!

Adriane Ihon

Sócia e Consultora Especialista

Para receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter preenchendo os campos abaixo:

loading…

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos digital que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.