Como implementar a Gestão do Conhecimento na sua empresa

o Programa 12 pontos, que vai ajudar você a implementar de forma prática a Gestão do Conhecimento em sua empresa.

Este programa foi desenvolvido em um projeto com pequenas e médias empresas e estamos trazendo aqui para você, pois já foi testado e validado.

Seguindo estes passos, a Gestão do Conhecimento na sua empresa será rotina e seguramente vai trazer grandes vantagens no dia a dia dos colaboradores e os resultados a médio e longo prazo. Você também pode usar o programa de 12 pontos como uma lista de verificação para examinar o status mais recente da gestão orientada ao conhecimento da sua empresa, veja abaixo:

1. Sensibilização

Sensibilize seus funcionários para a gestão do conhecimento e faça uma análise de problemas: Onde estamos ficando sem conhecimento? Onde podemos evitar erros por meio de um melhor fluxo de conhecimento? Como podemos melhorar nosso desempenho em inovação?

2. Estratégias

Derivar estratégias de conhecimento da estratégia organizacional. Quais competências você deseja desenvolver nos próximos anos?

3. Facilitadores

Criar condições facilitadoras que incentivem a criação e troca de conhecimento, por exemplo por meio de sistemas de incentivos, critérios de conhecimento em avaliações de funcionários ou acordos de funcionários sobre trabalho em equipe.

4. Fluxos

Faça arranjos para fluxos de conhecimento e aprendizagem de fontes externas, ou seja, de clientes, fornecedores, concorrentes, universidades, centros de pesquisa ou outros especialistas externos. Isso também pode ser feito criando equipes de tecnologia e fóruns de clientes. Coopere com outras empresas.

5. Competências

Preste atenção ao desenvolvimento de competências direcionadas de seus funcionários. Por exemplo, crie um perfil de competência e controle os resultados das medidas de desenvolvimento.

6. Transferência

Permitir a transferência de conhecimento entre as gerações de funcionários para que a empresa não perca nenhum know-how valioso. Isso é possível por meio de modelo de padrinho seguindo o lema «funcionários treinam funcionários» ou checklist para orientação dos sucessores.

7. Criatividade e inovação

Incentive a criatividade e a inovação de seus funcionários, apresentando sugestões não burocráticas aos funcionários, fazendo pequenas melhorias imediatamente ou iniciando concursos de ideias para novos produtos.

8. Processo de aprendizagem

Apoie o processo de aprendizagem dentro e entre os projetos por meio de análises pós-ação, debriefing (pessoas neutras documentam as experiências dos funcionários no projeto) e por meio de discussões sobre o projeto e bancos de dados de lições aprendidas.

9. Integração

Integre a gestão do conhecimento em seus processos de negócios. A questão chave aqui é: Como podemos tornar o conhecimento do processo transparente e acessível?

10. Troca

Crie oportunidades para facilitar a troca pessoal de conhecimento. Isso pode ser feito por reuniões regulares, café da manhã departamental, zonas de informação dos mercados do conhecimento.

11. Sistemas

Traga estrutura para seus documentos, bancos de dados e intranet. Crie diretrizes sobre a documentação e defina precisamente qual funcionário é responsável por qual conteúdo. Dê incentivos aos seus funcionários para realmente usarem os sistemas.

12. Ambiente

Proporcionar um ambiente de trabalho em equipe aberto e confiável para que os funcionários estejam prontos para compartilhar seus conhecimentos com os demais.

Agora é com você, elabore um plano e coloque em prática estas ações em sua organização.

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, que eu e o Fabio Guerra vamos responder as suas perguntas.

Até mais!

Kelly Andrade | Especialista em Customer Experience

Referências: Knowledge Management, Value Creation Through Organizational Learning, Klaus North and Gita Kumta

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