Saiba por que implementar a Gestão do Conhecimento na sua empresa

“Quando um colaborador deixa a organização, leva várias informações, e por muitas vezes, difíceis de recuperar.”

Este é um dos desafios que ainda fazem parte do dia a dia dos gestores e para ajudar a resolver, voltamos hoje com o tema da Gestão do Conhecimento, que será comentado pelo Ph.D em tecnologia Fabio Guerra.

Por que o “conhecimento” e a “gestão do conhecimento” são um tópico importante de discussão hoje?

Para manter a vantagem competitiva ou atingir metas requer explorar todo o potencial criativo e o conhecimento de todos os membros da organização.

O ambiente de negócios está se transformando daquele que foi amplamente dominado por recursos físicos para outro dominado pelo conhecimento.

Exemplo: o famoso ambiente de START UPS.

As empresas estão cada vez mais projetando produtos e serviços que resultam e colaboram dentro e entre organizações.

É necessário um rápido aprendizado organizacional e processos ágeis para encontrar respostas adequadas para mudanças mais rápidas nos mercados e maior velocidade de inovação, resultando em queda de preços, ciclos de vida mais curtos dos produtos, personalização das necessidades dos clientes, estabelecimento de novas áreas de negócios, etc. , é necessário mobilizar todos os recursos de conhecimento relevantes.

Potencial tradicional,  pois a racionalização e a diferenciação foram em grande parte esgotadas.

No entanto, o «conhecimento» como recurso ainda mantém potenciais de racionalização (por exemplo, transferindo as melhores práticas) e potenciais de diferenciação (por exemplo, combinando conhecimento).
Os desenvolvimentos na tecnologia da informação e comunicação oferecem a opção de lidar com grandes volumes de informações a baixo custo, permitindo que as pessoas colaborem entre si mesmo a longas distâncias, facilitando a co-criação, o apoio à decisão e a troca de conhecimento.

Entre outras coisas, o conhecimento é composto por patentes, processos, tecnologias, habilidades e experiências dos funcionários e informações sobre clientes, mercados e fornecedores.

Até mais!

Kelly Andrade | Especialista em Customer Experience

Referências: Knowledge Management, Value Creation Through Organizational Learning, Klaus North and Gita Kumta

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