Inovação: Conversão de Conhecimento em Negócios de Sucesso

Nossa abordagem será a Gestão do Conhecimento, que nada mais é do que a criação de valor através da aprendizagem organizacional.

Convidamos nosso sócio e fundador Fabio Guerra para explicar o que é Gestão do Conhecimento e como aplicá-la em sua empresa.

No caminho para uma sociedade baseada no conhecimento, as organizações – empresas, instituições públicas, organizações não-governamentais – enfrentam cada vez mais o desafio de mobilizar recursos de conhecimento para criar valor de maneira sustentável.

A transformação em direção a uma economia e sociedade digitalizadas muda profundamente a maneira como gerenciamos informações e conhecimentos, como conectamos, colaboramos, aprendemos e decidimos dentro e entre organizações.

Enquanto a digitalização oferece novas oportunidades para renovação disruptiva; trabalhadores, gerentes e organizações do conhecimento terão que recriar seus processos e práticas de governança, liderança, inovação, conhecimento e aprendizado, bem como sua organização do trabalho.

Novos modelos de negócios e co-criação digitalmente ativada emergem, exigindo novas formas de gerenciar o conhecimento.

Entendendo sobre a importância do tema, criamos uma série de conteúdos que serão publicados toda semana para ajudar você a montar sua estratégia para gerenciar o conhecimento da sua organização.

Mas, afinal, o que é Gestão do Conhecimento?

A gestão do conhecimento permite que indivíduos, equipes e organizações inteiras criem, compartilhem e apliquem sistematicamente e coletivamente conhecimentos para alcançar seus objetivos estratégicos e operacionais;

Também contribui para aumentar a eficiência e a eficácia das operações, por um lado, e inovar e alterar a qualidade da concorrência, por outro;

O objetivo do gerenciamento orientado ao conhecimento é gerar conhecimento a partir de informações e converter esse conhecimento em uma vantagem competitiva sustentável que pode ser medida como sucesso nos negócios. Tarefas e propósitos para aplicar em sua organização:

  1. Adquirir conhecimento: garantir que as informações e conhecimentos necessários para o desenvolvimento e processos de negócios estejam disponíveis.
  2. Criação de conhecimento: garantir que o conhecimento seja desenvolvido no local mais adequado dentro ou fora da empresa e que leve à inovação.
  3. Compartilhar e usar o conhecimento: garantir a disseminação, a aprendizagem e o uso otimizado do conhecimento.
  4. Aprendizado: garantir que a organização e cada um de seus funcionários sejam capazes de aprender e refletir e aplicar o que é aprendido.
  5. Protegendo o conhecimento: o conhecimento é um ativo e seu valor precisa ser protegido, mantendo-o atualizado por meio de contribuições de pessoas.

O desafio é desenvolver a abordagem correta para gerenciar o conhecimento.

Até mais!

Kelly Andrade | Especialista em Customer Experience

Referências: Knowledge Management, Value Creation Through Organizational Learning, Klaus North and Gita Kumta

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