Redução do orçamento de RH e muito trabalho

Estamos vivendo um momento de retomada do mercado.

Sentimos na prática e acompanhamos muitos profissionais que tiveram que reduzir o orçamento da organização devido ao impacto financeiro da pandemia, e ao mesmo tempo, uma grande necessidade de produzir mais e superar a crise.

É um movimento natural de mercado que muitos gestores fazem para garantir que os recursos sejam destinados à sobrevivência da empresa, mas, analisando a fundo, essa estratégia nem sempre garante o melhor resultado.

Vou contar para vocês uma situação que vivenciei na semana passada: estava conversando com uma colega de RH e ela me contou a grande dificuldade de ter que dar “conta de tudo”. A estrutura da área dela está reduzida, investimentos congelados e uma forte cobrança para que ela entregue excelentes resultados com dinamismo e eficiência. Ela é responsável por todos os subsistemas da área e com esse movimento de “enxugar” o orçamento, assumiu processos de seleção que eram externos, treinamentos, avaliações, além de toda a rotina da área que já lhe ocupava muito tempo. São muitas reuniões com a diretoria para definições de estratégias e ela relatou um forte sentimento de esgotamento, por mais que estivesse fazendo de tudo um pouco, sentia-se como se não estivesse produzindo.

Nas palavras dela: “Leandra, fiz cinco entrevistas com candidatos de um processo que estou conduzindo, mas confesso que estava tão cansada que meu nível de concentração e atenção nas entrevistas foi péssimo!!”.

Você já viveu algo parecido com isso?

Confesso que eu já passei por situações similares e esse aprendizado me ajudou a olhar com muita atenção para minha equipe e para as minhas decisões.

Reduzir custos e pessoas de maneira drástica também reduz produtividade, e há situações onde não temos muitas saídas -no caso da minha colega de RH- ela sentia-se sem alternativas naquele momento.

O que podemos fazer para transformar essa situação?

O primeiro passo que eu realizo quando estou diante desse cenário é fazer a seguinte pergunta: Quais são as entregas realmente prioritárias?

Então, seleciono as que tem o maior impacto no resultado.

Definir uma lista de priorização pode ser uma tarefa muito básica e simples, no entanto, quando estamos em situações de alto estresse e sobrecarregados podemos entrar no modo de muita ação e pouca reflexão e análise, e assim cair no looping da ineficiência.

Não sei se vocês já pensaram, “não tenho tempo de parar para pensar”. É exatamente isso que acontece quando entramos no modo de alto estresse.

Após definir as prioridades, renegocie seus prazos e projetos. Provavelmente vocês já ouviram a frase: “todos são urgentes”, mas o significado de urgente pode ser diferente para cada pessoa, por isso, defina datas e ações claras.

E algo que deve ser nossa bússola direcionadora para definição das nossas entregas é: “o que agregamos de valor que é único para nosso cliente?”

Se analisarmos os custos intangíveis com a baixa produtividade devido a sobrecarga de trabalho, pouca eficiência, retrabalho, atrasos, e vários outros problemas que vem junto com essas situações, muitas vezes o custo da sobrecarga e ineficiência são maiores do que o investimento necessário para resolver aquele projeto ou problema.

Não se permita cair nessas armadilhas! A reflexão e o planejamento sempre serão os aliados em momentos de grandes mudanças e o mais importante é: PEÇA AJUDA! Se você não está conseguindo fazer seu planejamento sozinho, peça apoio e não entre no famoso looping da ineficiência.

Abraços

Leandra Cortelleti

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos digital que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.