Contrate cuidadosamente

Recrutar é a arte de gerar oportunidades e mudanças profissionais!

Ao longo dos anos, diante de erros e acertos, deixamos aqui algumas lições a respeito do Processo de Recrutamento e Seleção.

Uma frase bastante importante é: Contrate cuidadosamente. Calma e cuidado no processo seletivo são aspectos fundamentais para se ter bons resultados.

O primeiro passo para iniciar o recrutamento é definir, além dos requisitos técnicos, os aspectos comportamentais importantes. Listar as competências e o fit cultural, e nesta análise também levar em consideração a equipe, liderança, áreas de interface, entre outros fatores que auxiliem na construção destes requisitos.

A segunda etapa está relacionada às estratégias do negócio: “fale a linguagem do negócio”, analisar a concorrência, segmento de mercado, visão de futuro… entre outros.

Com essa visão você terá como agregar muito valor para a organização, pois o entendimento de quais resultados se esperam da empresa, não só para o curto prazo, mas que também possa ver a longo prazo, são fatores que irão lhe apoiar na busca mais assertiva do profissional.

Já houve clientes que nos procuraram para contratar uma pessoa que era simplesmente para cumprir a rotina da área, mas a visão daquele líder era expandir, criar novos negócios e um perfil executor só lhe traria resultados a curto prazo. Então, sugerimos que esse líder pudesse avaliar quem iria contribuir no desenvolvimento da empresa. Assim como há empresas que buscam pessoas estratégicas e criativas, mas as atividades do cargo são simples e não condizentes para um profissional com maior senioridade.

É importante fazer algumas perguntas antes de iniciar uma seleção, e por vezes a área de atração de talentos acaba pautando seu desenvolvimento técnico de análises, avaliações e testes e estes não tem grande apreço ao “business”.

1 – Como a empresa ganha dinheiro?

2 – Quem são os seus clientes?

3 – Quem são seus concorrentes?

4 – Quais são as fraquezas da empresa?

Essas perguntas parecem fáceis, porém a profundidade das informações não são tão simples quanto parecem, e auxiliarão para que o entendimento do perfil seja pautado além da visão do interlocutor imediato, mas também com uma visão de negócio e mercado.

Pessoas perfeitas não existem, assim como empresas perfeitas também não!

Sabendo lidar com suas limitações e entendendo quais os limites do candidato você poderá auxiliar no desenvolvimento. Entendendo estes dois fatores você consegue administrar sem grandes impactos para seu negócio. Esse salto de maturidade de gestão que “ao analisar a limitação do outro eu olho para a minha limitação e vejo como uma oportunidade de crescimento” gera um grande retorno para organização.

Contratar cuidadosamente é um valor especial, pois esse cuidado no sentido de não expor a vida do profissional e também em zelar pelos recursos tangíveis da contratação e também os intangíveis (imagem da empresa, capacitação, relacionamentos, clima e engajamento), apoiam para que aquela organização possa atrair bons talentos e atingir resultados melhores.

Recrutar é a arte de gerar oportunidades e mudanças profissionais!

Mudamos vidas profissionais que consequentemente mudam vidas familiares. Portanto, nossa responsabilidade é grande!

Leandra Cortelleti

Headhunter e CEO

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos digital que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.