Cresce o uso de recrutamento on-line pelas áreas de RH

Tempo de seleção cai em processos mais digitalizados

Impactos do coronavírus

A matéria publicada este mês pelo jornal Valor Econômico retrata a tendência que ganhou força com o distanciamento social e ainda deve crescer no período pós-pandemia.

O recrutamento inteiramente on-line – desde o anúncio da vaga, entrevistas e até o envio de documentos dos candidatos – cresceu entre 25% e 165% nos últimos dois meses. O tempo para o preenchimento de posições caiu, em média, entre 60% e 80%.

De acordo com a matéria, que entrevistou sete empresas do setor, com o uso da tecnologia, os processos de recrutamento e seleção tem sido finalizados em até uma semana.

Segundo a publicação, o prazo de busca varia segundo a complexidade da vaga, mas pode diminuir até 80% em relação à triagem presencial. Muitas empresas já planejavam trazer mais tecnologia para o dia a dia, o coronavírus acelerou o processo.

A reportagem cita que algumas empresas ainda desejam fazer uma proposta final “ao vivo” e que o corpo a corpo nas contratações se dará somente naquele ultimo “aperto de mão” ou para o candidato conhecer o escritório que usará por alguns dias da semana.

O que observamos na prática:

A quebra de padrões dentro do recrutamento e seleção foi iniciada há algum tempo, com etapas do processo já sendo realizadas por vídeo. Nós já trabalhamos com este formato de recrutamento digital há mais de um ano e 50% dos nossos clientes fazem a entrevista final on-line.

Muitos dos nossos clientes puderam se adaptar com esse modelo de atuação que inclusive pôde ser ajustado de acordo com as demandas e necessidades de cada um. O fato de estarmos atuando assim há mais de um ano, permitiu aos nossos clientes uma tratativa mais tranquila com as mudanças apresentadas com a pandemia, pois já estavam adaptados ao processo on-line.

Aqui na LE WAR PRO – Talent Way, foi possível comprovar também que o on-line impacta e muito na velocidade da entrega da oportunidade. Nosso recorde de tempo é de uma semana– entre a divulgação da vaga e aprovação do profissional pelo cliente – para finalização do processo seletivo. A referida oportunidade foi para Web Designer.

Acreditamos que o recrutamento on-line passou de tendência para realidade em diversas empresas que foram forçadas a adaptar-se em meio ao caos, e a partir de agora, o que cabe as empresas do setor e aos recrutadores é pensar em como aprimorar o processo digital.

Devemos olhar para a experiência das empresas e dos candidatos e tornar o sistema mais fluído. Quanto mais simples e prático, melhor.

A assertividade na contratação depende de diversos fatores, e toda ferramenta que ajude a diminuir etapas burocráticas e aumente o tempo em que o avaliador tem para conhecer melhor o candidato é bem-vinda.

Kelly Andrade e Adriane Ihon

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.