O que move sua carreira?

Você sabe o que move a sua carreira?

Um estudioso chamado Edgard Schein se fez essa pergunta, não só sobre a carreira dele, mas sobre a carreira de muitos profissionais que chegavam à aposentadoria e não se sentiam realizados com a vida profissional que haviam construído.

É muito comum ver os jovens em dúvida com relação a profissão que vão escolher e o peso da ideia de que aquela profissão eles precisarão exercer para o resto da vida torna a decisão ainda mais desafiadora, por parecer um caminho sem volta.

Depois de um tempo de carreira consolidada, muitos profissionais também chegam em momentos nos quais não se sentem mais realizados com aquilo que fazem, que não veem a hora de finalizar o expediente ou de chegar o final de semana. E aí a dúvida que vem é, como deixar tudo o que construí para trás e mudar de carreira?

Mas antes de chegarmos nessas encruzilhadas, podemos entender quais os nossos reais motivadores de carreira, dessa forma, ainda que a gente se depare com uma atividade que não seja tão satisfatória no dia a dia, o propósito que nos move mantém acesa a chama da realização.

Aquele mesmo estudioso citado no inicio do texto, o Edgard Schein, não se contentou com a dúvida e dos seus estudos ele concluiu que nós temos 08 Âncoras de Carreira, balizadores que norteiam as nossas decisões, algumas vezes de forma inconsciente e que quando nos afastamos desses norteadores, a possibilidade de fazer parte da estatística dos decepcionados com a carreira, aumenta.

Das 08 Âncoras, uma ou duas é que vão ser mais importantes e é crucial que a gente saiba quais são essas âncoras para que as nossas decisões ou movimentações de carreira possam estar de acordo com o que é de fato importante. Por exemplo, Puro Desafio, é uma âncora relacionada a busca por constantes atividades que tirem o profissional da zona de conforto e que possibilitem que ele veja resultados constantes daquilo que realiza. Se essa é a âncora do profissional e ele se move para uma oportunidade que não oferece isso por outros motivos como remuneração, ele poderá se frustrar com o passar do tempo.

Os motivados por Estilo de Vida são aqueles que buscam integrar de forma equilibrada, as necessidades individuais, familiares e profissionais na sua rotina diária. A Dedicação a uma causa Âncora aqueles que querem contribuir para um mundo melhor através do seu trabalho. Quem busca Segurança e Estabilidade está pensando mais no futuro e prefere um trabalho no qual possa se sentir seguro. A Criatividade Empresarial é marca de quem tem espirito empreendedor. A Autonomia e Independência são fatores importantes para aqueles que desejam poder de decisão. A Competência Técnica e Funcional é um forte traço dos especialistas que procuram se aprimorar cada vez mais naquilo que já fazem bem. E, por fim, a Competência Administrativa Geral é característica dos líderes que buscam o topo da hierarquia corporativa.

E aí, que saber qual é a sua Âncora de Carreira?

No nosso processo de Gestão de Carreira, usamos essa ferramenta para apoiar o profissional na busca por essa resposta, somada a uma entrevista específica e orientada que auxilia a validar a consistência da Âncora de Carreira.

Adriane Ihon

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.