Transformação digital não tem a ver com tecnologia, mas com PESSOAS

Sua empresa já é digital ou esta em processo de transformação?

Cinco lições de transformações digitais bem-sucedidas:

Lição 1: descubra sua estratégia de negócios antes de investir em qualquer coisa.

Os líderes que pretendem melhorar o desempenho organizacional por meio do uso de tecnologias digitais geralmente têm uma ferramenta específica em mente. “Nossa organização precisa de uma estratégia de inteligência artificial “, talvez.

Mas a transformação digital deve ser guiada pela estratégia comercial mais ampla.

Não existe uma tecnologia única que ofereça “velocidade” ou “inovação” como tal. A melhor combinação de ferramentas para uma determinada organização varia de uma visão para outra.

Lição 2: alavancar informações privilegiadas.

As organizações que buscam transformações (digitais ou não) frequentemente atraem um exército de consultores externos que tendem a aplicar soluções de tamanho único em nome das “melhores práticas”.

Mas a melhor abordagem para transformar nossas respectivas organizações é confiar em pessoas de dentro. O time de funcionários que têm um conhecimento íntimo sobre o que funciona e o que não funciona em suas operações diárias.

Lição 3: projetar a experiência do cliente de fora para dentro.

Os líderes geralmente esperam que a implementação de uma única ferramenta ou aplicativo aumente a satisfação do cliente por conta própria.

Contudo, a experiência do departamento mostra que a melhor maneira de maximizar a satisfação do cliente é fazer alterações em menor escala em diferentes ferramentas em diferentes pontos do ciclo de serviço.

A única maneira de saber onde alterar e como alterar é através da obtenção de informações extensas e detalhadas dos clientes.

Lição 4: reconhecer o medo dos funcionários de serem substituídos.

Quando os funcionários percebem que a transformação digital pode ameaçar seus empregos, podem consciente ou inconscientemente resistir às mudanças.

Se a transformação digital se mostrar ineficaz, a gerência acabará abandonando o esforço e seus trabalhos serão salvos (ou assim segue o pensamento).

É essencial que os líderes reconheçam esses medos e enfatizar que o processo de transformação digital é uma oportunidade para os funcionários atualizarem seus conhecimentos para se adequarem ao mercado do futuro.

Lição 5: Inserir a cultura tomada de decisão ágil e prototipagem rápida.

O processo de transformação digital é inerentemente incerto: as mudanças precisam ser feitas provisoriamente e depois ajustadas. As decisões precisam ser tomadas rapidamente; e grupos de toda a organização precisam se envolver.

Como resultado, hierarquias tradicionais atrapalham. É melhor adotar uma estrutura organizacional plana que seja mantida um pouco separada do resto da organização.

COMO FAZER FUNCIONAR:

A transformação digital funciona nas organizações porque seus líderes voltaram aos fundamentos: eles se concentraram em mudar a mentalidade de seus membros, bem como a cultura e os processos organizacionais antes de decidirem quais ferramentas digitais usar e como usá-los.

O que os membros imaginam ser o futuro da organização impulsionou a tecnologia, e não o contrário.

Reference: CHANGE MANAGEMENT. Digital Transformation Is Not About Technology, by Behnam Tabrizi, Ed Lam, Kirk Girard, and Vernon Irvin.

Agora conta pra gente, sua empresa já é digital ou está no processo de transformação?

Fabio Guerra

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado, para apoiar empresas incríveis a encontrar e desenvolver talentos incríveis. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência na área, com habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, a empresa atua em todo Brasil com o propósito de apoiar as empresas a conhecerem seus talentos aproveitando o melhor de cada um.