Case Indústria de Alimentos: 2 finalistas de alta aderência

Introdução

De acordo com dados do IBGE, a indústria de alimentos do Paraná registrou um crescimento de 8,9% em 2019. Este momento não foi diferente para nosso cliente, que atua no setor há mais de 30 anos. Com uma indústria no interior do Paraná, passou por um processo de reestruturação muito forte nos últimos anos.

Problema

Durante três meses, a empresa buscou um gerente comercial para atuar com seus produtos. Foram entrevistadas dezenas de pessoas no mercado, mas não conseguiram encontrar quem encaixasse na vaga, a qual exigia conhecimentos detalhados do portfólio de produtos da indústria.

Diagnóstico

Era uma posição bem complexa. O profissional precisava de mobilidade para mudar de região – onde a indústria não tem essa mão de obra tão específica. O tempo foi passando e o processo foi ficando mais complicado. Todas as etapas de vendas estavam paradas e a equipe sem gestão. Havia uma consultoria externa para reestruturar o negócio – tanto na área de marketing, P&D, branding… Portanto, esse gerente comercial já tinha que estar contratado para iniciar o trabalho e participar de todo esse processo. Uma pessoa bem estratégica para a construção deste novo momento da empresa.

Desafio

Encontrar rapidamente uma pessoa que pudesse iniciar de maneira imediata, com disponibilidade para residir no interior do Paraná, com vasto conhecimento na Gestão Comercial na área de Alimentos. O cliente estava com um projeto interno, no qual a entrada do profissional após o inicio seria um impacto muito negativo. Então nosso desafio foi contratar um Gestor Sênior na área comercial em apenas 1 semana.

Açōes Desenvolvidas

A posição foi aberta na segunda-feira. Foi realizado o alinhamento do perfil profissional com o diretor. Todas as tratativas foram feitas online e em caráter de urgência com o CEO e Diretoria. A segunda etapa foi o processo de hunting bem específico dentro do segmento. Tudo envolvendo nossa expertise técnica e  tecnologia com nosso robô e automotização dos processos. As entrevistas foram online e o deslocamento não foi necessário num primeiro momento, somente após a validação do perfil. Além disso, foi realizada entrevista por competência e alinhamento do perfil comportamental.

Resultados

Em uma semana já tínhamos três finalistas para a entrevista final com o cliente. O CEO gostou tanto de dois deles que, inclusive, até queria contratar os dois. O profissional selecionado foi contratado e já participou da finalização do processo de reestruturação da marca. Assim, contribuiu muito com toda a estratégia de mudança no marketing da empresa, agregando bastante em números, em vendas, em gestão do negócio, que atualmente já está em outro patamar.

Texto desenvolvido por Juliana Ceccatto e Leandra Cortelleti

LE WAR PRO – Talent Way é uma consultoria de gestão de talentos que equilibra a velocidade automatizada dos processos ao contato humanizado com o propósito de apoiar empresas a encontrar e desenvolver talentos. Conta com uma equipe de consultores com mais de quinze anos de experiência e habilidades para mapear competências comportamentais, oferecer diagnósticos organizacionais completos com sugestões de desenvolvimento personalizadas a cada pessoa e a cada negócio. Com sede em Curitiba, atua em todo Brasil.