Como fazer sua equipe “dar certo”?

Ao decorrer dos anos nos projetos de consultoria que desenvolvemos, temos a grande satisfação de observar diversos cenários organizacionais: Empresas voltadas ao cuidado com as pessoas, outras com grande atenção ao resultado e uma infinidade de outras características que podemos descrever.

Em uma dessas visitas um Diretor me perguntou: “Leandra, qual a receita para fazer uma equipe dar certo?”

Essa pergunta me chamou muito atenção e na hora eu respondi … “não existe uma receita mágica”…. mas será que não existe mesmo?

Fui pesquisar, ler e conversar com meus colegas e logo percebi que há um fator fundamental para que uma equipe dê certo. E não estamos falando somente em dar resultado, ser eficiente, ou trabalhar em equipe… O conceito de uma equipe que “dá certo”, vai muito além disso.

Comecei a anotar todas as equipes que visualizava como exemplo, mesmo em situações bem adversas, esses times continuavam “Dando Certo”.

Só aí então consegui perceber que a receita “mágica” é a genuína colaboração, uma equipe que dá certo é um time que sabe as necessidades do negócio, mantém seu foco nele e consegue também compreender as necessidades dos colegas, pares e superiores. Além de manter seu foco individual nas suas entregas e o foco nas necessidades da organização, conseguir olhar a necessidade de todos ao meu redor e colaborar com a construção de uma rede onde todos se apoiem e sejam suportados por uma teia de troca e apoio mútuo é a verdadeira diferença entre um time que trabalha em equipe e uma equipe que “Dá Certo”.

E aí sua equipe “Dá certo”?

Leandra Cortelleti